, 35 tweets, 18 min read Read on Twitter
Já ouviu alguém dizendo que LGBT é anormal, vai contra a natureza e as regras de deus e outros argumentos desse tipo? Bom, o que é mais natural do q a natureza? Nunca mais fique sem argumentos para rebater essas pessoas desiluminadas.
Conheça os animais com comportamento LGBTI+
Os humanos são parte da natureza, então tudo que a gente faz é "natural". Muitos humanos são homossexuais, mas também sabemos que o comportamento é extremamente comum em todo o reino animal (não humano), de insetos até mamíferos. Esses animais podem ser chamados de homossexuais?
Os cientistas não chamam esses animais de homossexuais, porque praticamente só existe uma espécie exclusivamente homossexual (até onde sabemos). Então dizem que esses animais apresentam comportamento homossexual - documentado em mais de 1500 espécies.
Esse comportamento homossexual se refere à sexo, namoro, afeição, par ou parentesco entre indivíduos do mesmo sexo da mesma espécie. Tais registros só começaram na década de 90, em grande parte por culpa dos vieses do cientistas e tabus sociais sobre pessoas não heterossexuais..
L: Lagarta rabo-de-chicote (Aspidoscelis neomexicanus)
Vamos começar grande. Essa é uma espécie de lagarto composta apenas por fêmeas. Apelidada de "lagartas lésbicas", elas vivem no Novo México, Arizona (EUA) e Chihuahua (MX).
Essa espécie é uma espécie híbrida, surge como fruto do cruzamento de duas outras espécies (espécies-mãe), onde há machos (na foto a lagarta lésbica está no meio das duas espécies-mãe). O processo de hibridização impede a formação de machos saudáveis, por isso são todas fêmeas.
Mas elas se reproduzem! Elas se reproduzem por partenogênese, que é uma forma de reprodução assexuada onde um embrião cresce/desenvolve sem ser fertilizado. Isso pode acontecer mesmo em espécies que têm machos, a fêmea basicamente pode se reproduzir sem ter relações sexuais.
Só que ai vem um PLOT TWIST: as lagartas têm relações sexuais SIM ou pelo menos comportamento de corte. Uma fêmea sobe encima da outra e elas se esfregam. Acreditam que esse comportamento estimula a ovulação, uma vez q foi observado que aquelas que não "acasalam" não colocam ovos
L: Albatroz-de-laysan (Phoebastria immutabilis)
É uma ave marinha comum nas Ilhas Havaianas. Essas aves são monogâmicas e um casal geralmente se forma para a vida. Isso acontece pois dois juntos criam filhotes com mais sucesso e fazer isso repetidas vezes melhora as habilidades.
BOM, ai que tem uma população na ilha de Oahu onde 31% dos casais são compostos por duas fêmeas. Uma das fêmeas atrai um macho já comprometido para copular, depois elas criam os filhotes juntas. Esse casal fêmea-fêmea só cria um filhote por temporada (igual o casal fêmea-macho).
Os pares fêmea-fêmea não são tão bons em criar filhotes quanto os pares fêmea-macho, mas são melhores que as fêmeas sozinhas. Por isso, faz muito sentido para uma fêmea emparelhar-se com outra fêmea. Quando isso acontece, a monogamia da espécie torna esse casal vitalício!
G: Ovelha doméstica (Ovis aries)
A ovelha foi um dos primeiros animais a ser domesticada por motivos agropecuários. Elas são criadas em cativeiro e em rebanhos em praticamente todos os continentes. As ovelhas (domésticas) não têm mecanismo natural de defesa e tendem a ser dóceis.
Um estudo de 1994 encontrou que em rebanhos de ovelhas, até 8% dos machos preferem outros machos, mesmo quando fêmeas férteis estão por perto. Neurocientistas descobriram que esses machos tinham cérebros ligeiramente diferentes em relação aos demais.
Uma parte do cérebro dos carneiros (a ovelha macho) chamada hipotálamo, que controla a liberação de hormônios sexuais, é menor nos carneiros homossexuais do que nos carneiros heterossexuais.
Artigo: academic.oup.com/endo/article/1…
Enquanto carneiros podem ter preferências homossexuais ao longo da vida, isso só foi visto nos domesticados. Não está claro se a mesma coisa acontece em ovelhas selvagens. Para a indústria aparentemente não é um problema pois se o carneiro se recusar a performar ele vira carne..
G: Pinguin rei (Aptenodytes patagonicus)

O pinguin rei é outra espécie de ave monogâmica (mas que é altamente infiel). Eles habitam a Antártica, e as vezes alguns são vistos no sul do Brasil. Pinguins, de modo geral, podem formar casais gays.
A formação dos casais gays é um comportamento bem comum em Zoológicos, e na natureza é menos registrado. Mas isso porque os pinguins não tem dimorfismo sexual (ambos os sexos são externamente iguais) e só se descobre qual o sexo com exames (+ fácil de fazer em cativeiro).
Vira e mexe surge um casal que estava destinado para procriação em cativeiro, ai eles precisam ser remanejados para zoológicos. Surgem casais nos próprios zoos. Tem um caso bem famoso em 2000 no Central Park, onde dois pinguins-de-barbicha Roy and Silo formaram um casal.
Esses casais, como acontece com muitos, querem ter filhos. Eles podem sequestrar filhotinhos, na natureza adotam ovos de fêmeas que morreram, e adotam até pedras (que simulam ovos).

Aqui um caso: g1.globo.com/natureza/notic…
Esse comportamento surge em todas as espécies de pinguins, e geralmente são casais macho-macho. O que mais tem é notícia fofinha e engraçadinha sobre pinguins gays, mas deixo aqui uma que eu gostei bastante de ler: brasil.elpais.com/brasil/2019/01…
G: Girafa (Giraffa)
A taxonomia das girafas é bem complicado, não sabemos ainda se há apenas 1, 4 ou 6 espécies de girafas. Mas, o importante aqui é que 90% dos indivíduos apresentam comportamento gay - com mais frequência do que comportamento hétero.
As girafas machos esfregam o pescoço agressivamente uns nos outros, em uma forma de preliminar, e depois acariciam e cortejam uns aos outros. Isso eventualmente leva os dois girafas à montagem e clímax (vulgo tchaca tchaca na butchaca).
B: vários mamíferos

Tem muitos animais que usam relações sexuais para fortalecer laços sociais, e não apenas com o objetivo exclusivo de reprodução (sim, é normal!). E isso, claro, inclui comportamento homossexual para ambos machos e fêmeas.
Nessa categoria bissexual estão praticamente todos os primatas, vou destacar os Bonobos e macaco-japonês (Macaca fuscata), todas as 3 espécies de golfinho-nariz-de-garrafa (Tursiops; vulgo Flipper), leões (verdadeiro e intenso Bromance rola aqui gente).
Uma breve explicação: é normal que as fêmeas de macaco-japonês deem prazer umas às outras, e isso envolve até ascensão hierárquica no grupo. Os leões machos as vezes vagam juntos, acabam transando para fortalecer os laços. Tudo naquele sentido de prazer e também fortalecer laços.
T: Peixe-palhaço (Amphiprion ocellaris)
Esse peixe (conhecido como Nemo) vive tipicamente em pequenos grupos nas encostas de recifes a uma profundidade máxima de 15 metros. Habita e tem relações simbióticas com três espécies diferentes de anêmonas do mar.
O peixe-palhaço vive nesses grupos hierárquicos dominado por uma fêmea (que é maior que todos), seguido por um macho dominante, seguido por outros machos e juvenis. Quando a fêmea morre, o macho dominante (o maior deles) assume o lugar dele e vira fêmea, e assim segue o ciclo
As fêmeas usam um comportamento agressivo de dominância para controlar os machos, impedindo a formação de outras fêmeas, e os machos dominantes impedem o acasalamento dos machos juvenis.
T: Pardal-de-garganta-branca (Zonotrichia albicollis)

Esse pássaro vive na América do Norte e tem 4 gêneros distintos reconhecidos. Os gêneros estão associados à dimorfismo (coloração nas penas) e comportamento sexual.
Artigo: 10.1016/j.cub.2015.11.069
Essa descrição de vários gêneros (não só macho-fêmea) na mesma espécie é mais comum em aves e lagartos.
Aqui outro exemplo:
Ah, no T de transsexual eu esqueci de dizer que é MUITO COMUM em peixes e sapos que haja transição de fêmea para macho ou macho para fêmea, de acordo com as circunstâncias. Essa é inclusive toda premissa do Jurassic Park: os dinossauros mudam de sexo por causa do desfalque sexual
Eu decidi não fazer o I, pois até onde eu entendo Intersexualidade - há um estigma em ser chamado de hermafrodita. Como o termo foi criado especificadamente para as variações humanas, realmente não cabe aqui eu listar animais hermafroditas sob a bandeira de intersexualidade.
Mas saibam que a intersexualidade vai além dos órgãos genitais (externos ou internos). Há inúmeras variações genéticas, vai além de XX ou XY (em humanos) e mais uma vez: embora a frequência não seja alta, a ocorrência não é anormal.
Finalizando, durante a maior parte do tempo esses casos eram vistos como anomalias ou curiosidades - isso quando eram documentados. Os cientistas quebraram esse tabu conforme a sociedade também quebrou o tabu. Ciência e sociedade avançam juntos e as vezes uma limita a outra sim
Eu espero que vocês tenham gostado. No mais, sejam sempre exatamente quem vocês são, não importa o que os outros dizem. E pode me chamar SEMPRE para destruir homofóbicos com argumentos científicos #OrgulhoLGBT #Pride
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Dona da Natureza
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!